terça-feira, 16 de novembro de 2010

Brasil

Jay-Z lança livro sobre sua vida, música e o hip-hop

Jay-Z, que já vendeu cocaína antes de se tornar um dos rappers mais ricos dos Estados Unidos, agora escreve sobre sua vida. Ele fala sobre sua história, decodifica sua música e explica a cultura hip-hop em sua estreia literária, o livro "Decoded", que será lançado nesta terça (16).
Nascido em Nova York, o rapper escreve na linguagem às vezes grosseira das ruas do Brooklyn onde cresceu, explicando como o hip-hop foi a forma de sua geração dizer ao mundo como foi crescer durante o "tempo de guerra" urbana.
"Perdi pessoas que eu amava, fui traído por pessoas em quem confiava e senti a brisa dos tiros por cima da minha cabeça. Vi o vício do crack destruir famílias — quase destruiu a minha — mas eu também vendia", diz Jay-Z, cujo verdadeiro nome é Shawn Carter, em "Decoded".
"Armas eram mais fáceis de conseguir no bairro do que qualquer assistência pública. Havia épocas em que a violência parecia a música de fundo", disse Jay-Z, vencedor de 10 Grammys, sobre como foi crescer nos anos 80 e início dos anos 90 no bairro de Nova York.
Rimas

O artista de 40 anos disse que começou no rap em 1978 quando tinha 9 anos e viu outra criança "rimar" no complexo habitacional Marcy, no Brooklyn, onde vivia. "Naquela noite comecei a escrever rimas em meu caderno de espiral", diz ele aos leitores.
A música hip-hop nasceu no South Bronx, em Nova York, nos anos 70 e se transformou em uma indústria que vale bilhões de dólares, com um apelo massivo que superou suas raízes urbanas.
Jay-Z lançou 11 álbuns gravados em estúdio — em 2009, "The blueprint 3" produziu o sucesso número 1 dos Estados Unidos, "Empire state of mind — e ele também fundou a marca de roupas Rocawear, que vendeu em 2007 por US$ 204 milhões.