Click aqui !


HISTÓRIA DO PROFETA JOÃO BATISTA



LEIA A BÍBLIA ONLINE UM ÓTIMO SITE DA PALAVRA DIVINA E SANTA DE DEUS.

A SEMANA SANTA É TRADIÇÃO RELIGIOSA DO CRISTIANISMO QUE CELEBRA A PAIXÃO, A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

A SEMANA SANTA SE INICIA NA CELEBRAÇÃO DA ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS CRISTO EM JERUSALÉM, QUE OCORRE DO DOMINGO DE RAMOS, E TEM SEU TÉRMINO COM A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE OCORRE NO DOMINGO DE PÁSCOA.

DOMINGO DE RAMOS

O DOMINGO DE RAMOS ABRE SOLENEMENTE A SEMANA SANTA, COM A DA ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM. JESUS É RECEBIDO EM JERUSALEM COMO UM REI, MAS OS MESMOS QUE O RECEBERAM COM FESTA O CONDENARÃO À MORTE. JESUS É RECEBIDO COM RAMOS DE PALMEIRAS.





Entrada de Jesus em Jerusalém celebrada no Domingo de ramos




SEGUNDA-FEIRA SANTA

É O SEGUNDO DIA DA SEMANA SANTA. ONDE O NOSSO SENHOR DOS PASSOS COMEÇA SUA CAMINHADA RUMO AO CALVÁRIO.

TERÇA-FEIRA SANTA

É O TERCEIRO DIA DA SEMANA SANTA.

QUARTA-FEIRA SANTA

É O QUARTO DIA DA SEMANA SANTA. ENCERRA-SE NA QUARTA-FEIRA SANTA O PERÍODO QUARESMAL. EM ALGUMAS IGREJAS CELEBRA-SE NESTE DIA A PIEDOSA PROCISSÃO DO ENCONTRO DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS E NOSSA SENHORA DAS DORES. AINDA HÁ IGREJAS QUE NESTE DIA CELEBRA O OFÍCIO DAS TREVAS, LEMBRANDO QUE O MUNDO JÁ ESTÁ EM TREVAS DEVIDO À PROXIMIDADE DA MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

QUINTA-FEIRA DA CEIA

É O QUINTO DIA DA SEMANA SANTA. NESTE DIA É RELEMBRADA ESPECIALMENTE A ÚLTIMA CEIA. É REALIZADA NAS CATEDRAIS DIOCESANAS, A MISSA DE CRISMA, ONDE O BISPO DIOCESANO SANTIFICA O ÓLEO DOS CATECUMENOS E DOS ENFERMOS E CONSAGRA O ÓLEO DE CRISMA QUE SERÁ USADO POR TODAS AS PARÓQUIAS DE SUA DIOCESE DURANTE UM ANO ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA SANTA, ONDE O ÓLEO QUE RESTOU DO ANO SEGUINTE É QUEIMADO. PARA A CONSAGRAÇÃO DE CRISMA, O BISPO PEDE A JESUS QUE ENVIE O ESPIRITO SANTO PARÁCLITO, PARA QUE TORNE O ÓLEO SANTO E QUE TODAS AS PESSOAS UNGIDAS COM ELE SE TORNEM "SOLDADOS DE CRISTO". A TARDE, APÓS O PÔR-DO-SOL, É CELEBRADO A MISSA DE LAVA-PÉS, ONDE RELEMBRA O GESTO DE HUMILDADE QUE JESUS REALIZOU LAVANDO OS PÉS DOS SEUS DOZE DISCÍPULOS E COMENDO COM ELES A CEIA DERRADEIRA. É NESTE MOMENTO QUE JUDAS ISCARIOTES SAI CORRENDO E VAI ENTREGAR JESUS POR TRINTA MOEDAS DE PRATA. É NESTA NOITE EM QUE JESUS É PRESO, INTERROGADO E NO AMANHACER DA SEXTA-FEIRA ASSOITADO E CONDENADO. A IGREJA FICA EM VÍGILA AO SSMO. RELEMBRANDO AS SOFRIMENTOS COMEÇADOS POR JESUS NESTA NOITE. A IGREJA JÁ SE REVENTE DE LUTO E TRISTEZA DESNUDANDO OS ALTARES, QUANDO É RETIRADO TODOS OS ENFEITES, TOALHAS, FLORES, VELAS, TUDO PARA SIMBOLIZAR QUE JESUS JÁ ESTÁ PRESO E CONSCIENTE DO QUE VAI ACONTECER.

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

ESTE É O MOMENTO ONDE A IGREJA RECORDA A MORTE DO SALVADOR. É O ÚNICO DIA QUE NÃO SE CELEBRA A MISSA E NÃO HÁ CONSAGRAÇÃO DAS HÓSTIAS. É CELEBRADO A SOLENA AÇÃO LITÚRGICA, PAIXÃO E ADORAÇÃO DA CRUZ ONDE INICIA-SE COM A EQUIPE DE CELEBRAÇÃO ENTRANDO EM SILENCIO, E O PADRE SE PROSTRANDO NO ALTAR EM SINAL DE HUMILDADE E DE TRISTEZA. É REALIZADA A NARRATIVA DA PAIXÃO, QUE NARRA OS ACONTECIMENTOS DESDE QUANDO JESUS FOI INTERROGADO, A ORAÇÃO UNIVERSAL, QUE REZA POLOS QUE NÃO CRÊEM EM DEUS E EM CRISTO, PELOS JUDEUS, PELOS PODERES PÚBLICOS, DENTRE OUTROS, E A ADORAÇÃO DA CRUZ. HÁ COMUNHÃO, MAS AS PARTÍCULAS NÃO SÃO CONSAGRADAS NA SEXTA, SE CONSAGRA UMA QUANTIDADE MAIOR NA QUINTA-FEIRA, SEU NOME ANTIGO É COMUNHÃO DOS PRÉ-SANTIFICADOS. A NOITE TRADICIONALMENTE É REALIZADA A PROCISSÃO DO ENTERRO. ALGUMAS IGREJAS RELEMBRAM AS SETE DORES DE MARIA E ENCENAM A DESCIDA DA CRUZ.

DOMINGO DE PÁSCOA

É O DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, E A COMEMORAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO CRISTIANISMO, QUE CELEBRA A VIDA, O AMOR E A MISERICÓRDIA DE DEUS. ESTE É O ÚLTIMO DIA DO TRÍDUO PASCAL E EM MUITOS LOCAIS DO MUNDO, NOMEADAMENTE NO BRASIL EM MUITAS REGIÕES DE PORTUGAL, MARCA O ÚLTIMO DIA DA SEMANA SANTA.