sábado, 12 de março de 2011

Mundo

Explosão foi ouvida em área de usina nuclear no Japão, diz TV


Quatro trabalhadores estariam feridos, diz empresa de eletricidade.
Usina vem enfrentando problemas desde que terremoto atingiu o país.

A companhia de eletricidade japonesa Tokyo Electric Power (Tepco) informou neste sábado (12) que uma explosão foi ouvida na área da usina nuclear em Fukushima, de acordo com o site da TV NHK e a agência de notícias Kyodo. Segundo a empresa, quatro pessoas ficaram feridas.
A explosão foi ouvida antes e após uma réplica do grande terremoto de 8,9 graus de magnitude de sexta-feira (11). Fumaça branca pôde ser vista na instalação na província de Fukushima.
Segundo a Kyodo, os feridos estavam trabalhando para lidar com os problemas causados pelo tremor.

 
Vazamento

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, admitiu neste sábado, horas antes da explosão, que houve vazamento de "quantidades mínimas de radiação" da unisa Fukushima 1. Ele viajou para a região para inspecionar o complexo, onde a radiação subira a um nível incomum, de acordo com a Agência de Segurança Nuclear do Japão, pelo que foi ordenada a retirada de milhares de pessoas que vivem nos arredores.

A Tepco informou que liberou vapor radioativo para reduzir a pressão excessiva em um reator da central nuclear de Fukushima 1, afetada pelo forte tremor que abalou a região. “Seguindo as instruções do governo, liberamos parte do vapor, que contém substâncias radioativas”, explicou à AFP um porta-voz da companhia.

A radioatividade registrada na sala de controle do reator da central de Fukushima 1 atingiu um nível mil vezes superior ao normal, após problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.