quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mundo

Balão caseiro capta imagens do espaço e volta intacto


Numa experiência totalmente "caseira", um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico. A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra. O experimento, batizado de "Brooklyn Space Program" foi feito em ambiente "família" - os filhos dos "cientistas" participam ativamente.
Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaria as coordenadas de sua localização por GPS - para que a câmera pudesse ser resgatada, claro.
O pessoal do Brooklyn Space Program sabia que, em pouco tempo, o balão perderia sustentação pela pressão atmosférica, se esvaziaria e cairia. Daí a ideia de atachá-lo a um mini paraquedas. A "viagem até o espaço" durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.
Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 45 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado - havia o temor de que caísse bem mais longe. O vento foi determinante para isso.
As legendas do vídeo estão em inglês, mas mesmo quem não está familiarizado com idioma de Shakespeare pode se deliciar com essa experiência sensacional.
A bateria da câmera quase chegou até o fim - ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado no topo de uma árvore, praticamente intacto.
Para mais informações, acesse o site do Brooklyn Space Program.

 

Chávez chega a Teerã para debater economia e comércio


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, principal aliado do Irã na América do Sul, está em Teerã, onde pretende debater com o colega Mahmud Ahmadinejad a cooperação bilateral nas áreas de energia e do comércio, informou o canal Press TV. 
Chávez desembarcou na capital do Irã na segunda-feira à noite para sua nona visita à República Islâmica, dentro de uma viagem internacional que pretende fortalecer os vínculos comerciais de Caracas com vários países do leste da Europa e do Oriente Médio.
Irã e Venezuela, inimigos declarados dos Estados Unidos, estão vinculados por muitos acordos de cooperação, fundamentalmente nas áreas de energia, bancos e industrial.
Relâpados nos EUA


Relâmpados atingem Palmdale, que fica perto de Los Angeles, na Califórnia (EUA); uma área de baixa pressão está provocando chuvas intensas da região.

Tufão nas Filipinas


Crianças desabrigadas são levadas para abrigo após passagem de tufão nas Filipinas.


Lixo na China


Pessoas trabalham em planta de reciclagem de plástico em Shenyang, noroeste da China. Estima-se que 10 milhões de chineses trabalhem na indústria da reciclagem no país, manipulando mais de 100 milhões de toneladas de restos de plástico ao ano.

Relato Histórico


A tumba de um padre que realizou rituais foi descoberta diante de estátuas de um faraó morto há mais de 4.000 anos perto das pirâmides do Cairo (Egito).