sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pernambuco_Buíque


Censo: cidades do interior registram aumento na população

Art/Iadson Vilela

Num período de 10 anos, a população de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, aumentou em mais 5.749 habitantes. Estes são os dados preliminares do Censo 2010 divulgados pelo IBGE nessa quinta-feira (4).
No comparativo com o último Censo (2000) o crescimento populacional registrado foi de 9,4%, passando de 61.600 habitantes para 67.349, o mesmo percentual de crescimento registrado em todo o Brasil (9,4%) e maior do que o de Pernambuco (7,8%) que aumentou sua população em 622.906 habitantes.
Os dados serão analisados pela Prefeitura Municipal que tem um prazo para questionar os números e pedir uma revisão, já que o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios, por exemplo, é calculado com base na população de cada município. O prazo para contestação vai até o dia 24 de novembro.
Em toda a região, o município que mais cresceu proporcionalmente em termos populacionais foi Venturosa (15,5%) passando de 13.462 habitantes no ano 2000 para 15.561 em 2010. O inverso aconteceu com Tupanatinga que registrou um decréscimo em sua população (-0,5%) caindo de 20.801 habitantes para 20.684.
Por sua vez, a cidade de Buíque ampliou sua população em 10% engrossando o número de habitantes em 4.466 pessoas na década. Já o município de Pedra teve um crescimento pequeno (2,3%) em relação às demais cidades da região. Em Alagoinha, outro município do Sertão, o crescimento registrado pelo Censo 2010 foi de 9%, e em Pesqueira, no Agreste, foi de 7,3%.





12 pessoas são presas acusadas de homicídios e assaltos no Sertão

Uma operação da Polícia Civil prendeu na noite dessa quinta-feira (4), 12 pessoas acusadas de praticar assaltos na cidade de Arcoverde e homicídios em Buíque, as duas cidades ficam no Sertão de Pernambuco.Nove dos presos são acusados de estarem envolvidos em um mesmo crime que aconteceu em junho deste ano em Buíque, no Agreste, quando uma criança de 10 anos foi estuprada e esfaqueada por dois homens.Segundo a polícia, a mãe e outros quatro familiares da vítima teriam identificado os assassinos da criança e teriam contratado quatro pistoleiros para matar os acusados do homicídio da menina.Concluindo a Operação, foram presos três homens acusados de praticar assaltos em Arcoverde. A polícia ainda não divulgou o nome dos presos, todos foram levados para a Delegacia de Arcoverde. O delegado Rômulo César está à frente do caso.