quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pernambuco

Tarifa de água tem reajuste de 5% em Pernambuco


A Agência de Regulação de Pernambuco autorizou um reajuste tarifário de 5% em todas as contas de água administradas pela Companhia Pernambucana de Saneamento. O aumento começará a ser cobrado, de maneira progressiva, a partir do dia 23 de dezembro, mas só a partir de janeiro, quando o reajuste incidirá integralmente nas contas, os consumidores irão sentir uma alteração mais expressiva nos valores das contas.

A autorização da Arpe é uma resposta ao pedido de reajuste feito pela Compesa no último dia 28 de outubro, onde a concessionária indicava que apenas um aumento de 7,74% conseguiria manter o financeiro da empresa. Este foi o primeiro reajuste julgado pela agência, pois até o ano passado, os aumentos nas contas de água eram regidos pelas revisões tarifárias, quando a Compesa solicitava o percentual de reajuste a partir de estudos de aumento de seus custos operacionais e de investimentos. Esta prática só ocorrerá a cada quatro anos e os aumentos anuais serãorealizados por um indicador financeiro.
Como o período avaliado foi de novembro de 2009 a outubro de 2010, as taxas usadas no calculo foram de 5,2% para o IPCA, que representa a variação do índice no período e 4,4% para o IGP-M. A Compesa resolveu usar apenas 50% da variação do IGP-M porque no final de abril de 2010 a Aneel aprovou uma redução das tarifas da Celpe que irá resultar numa diminuição atípica nas despesas com energia elétrica da Compesa no intervalo entre janeiro e maio de 2011.
Definidos os indicadores, a composição foi pesada de acordo com a participação percentual das despesas com pessoal, terceiros, materiais e produtos químicos, que correspondem a 75,36% dos gastos de exploração da Compesa e a participação nas despesas do valor das contas de energia elétrica, que correspondem a 24, 64%. Os 75,36% dos gastos de exploração da Compesa foram multiplicados pela variação de 5,2% do IPCA e os 24, 64% dos gastos com energia, foram multiplicados com a variação do IGP-M que, diminuída pela metade, foi de 4,4%. E as duas contas foram somadas para chegar a um índice de 5% de reajuste.




..............................................................................................................................................................
Correios de São Caetano é assaltado


Foi assaltada por volta das 9h40 da manhã desta quarta-feira (24), a agência dos Correios de São Caetano, no Agreste de Pernambuco.

Segundo a Policia Militar, dois homens armados com revólveres, chegaram ao local e cometeram o crime. Mais de R$ 20 mil foram levados. Os bandidos também roubaram vários celulares de pessoas que estavam em atendimento na agência. Ainda segundo a polícia, os Correios da cidade não possue seguranças.

Buscas estão sendo feitas neste momento para capturar os assaltantes.