Policial morre após cair de parapente no Agreste
O primeiro tenente da Polícia Militar de Pernambuco Israel Rodrigues de Figueiredo, de 37 anos, morreu após um acidente aéreo na manhã desta segunda-feira (18), na Vila do Viturino, zona rural de Riacho das Almas, Agreste de Pernambuco.
Israel Rodrigues estava praticando parapente (modalidade de vôo livre semelhante a um paraquedas) quando perdeu o controle do equipamento e caiu de uma altura de 40 metros. A namorada do PM, Malina Martins, estava no local observando tudo. Ela chamou o resgate, mas, quando a equipe chegou, a vítima já estava morta.
De acordo com o policial militar Renato Aragão, que conversou com a namorada da vítima, Israel ainda respirou por aproximadamente vinte minutos antes de morrer. Em estado de choque, familiares do policial acompanharam a retirada do corpo do local que só foi feita nesta tarde com a chegada do Instituto de Criminalística.
Formado em odontologia, Israel Rodrigues de Figueiredo exercia a profissão no Batalhão de Palmares e aproveitava a folga para praticar o esporte que aderiu há pouco mais de um ano.
Projeto leva cinema para o Sertão de PE
Quem também está tendo oportunidade de ter acesso a produções de cinema que estão fora do circuito comercial é a população do Sertão Central e do Sertão do Araripe, em Pernambuco. O projeto que está levando a sétima arte à população sertaneja se chama Cinema Volante Luar do Sertão.
Organizado pelo cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, o projeto começou na última segunda feira (11) e vai até esta terça (19). “Estamos levando equipamentos de som e tela para as cidades e exibindo gratuitamente filmes de curta metragem. São produções brasileiras. A maioria dos vídeos foi feita por pernambucanos, mas também têm filmes do Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. No fim do projeto pretendemos ter atingido quatro mil pessoas”, contou Camilo Cavalcante.
Os curtas já foram exibidos nas seguintes cidades: Serrita, Bodocó, Ouricuri, Exu, Cedro e Moreilândia. Nesse domingo a exibição acontece em Araripina, no Centro Tecnológico do Araripe. Na segunda-feira será em Trindade, na Praça da Avenida. Nesta terça-feira, último dia do projeto, a exibição dos filmes será na Concha Acústica da cidade de Parnamirim, sempre às 19h.
De acordo com Camilo Cavalcante, a idéia de levar o cinema alternativo para o sertanejo começou no ano passado durante a gravação do filme Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos. “Em janeiro de 2009, quando eu ministrei uma oficina de cinema em Serrita, finalizamos o curso construindo esse filme de forma coletiva. Foi aí que eu percebi a carência do povo do Sertão por obras audiovisuais que saiam do padrão televisivo”, disse.
Agora a ambição do cineasta é trazer o projeto para a região do Vale. “Nessa primeira edição pudemos alcançar apenas o Sertão Central e do Araripe, mas no ano que vem, se der tudo certo, quero levar o projeto para o Vale do São Francisco”, finalizou.
A iniciativa tem o apoio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB Cultura 2010 e do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura.
Carro invade contramão e atropela duas pessoas em Paranatama, no Agreste
Um carro da Cooperativa de Eletrificação Rural do Sudoeste Pernambucano atropelou duas pessoas nesta segunda-feira (18) no KM-110 da BR-423 em Paranatama, no Agreste. De acordo com a polícia, o carro invadiu a contramão e atropelou Antonio dos Santos Silva, 30 anos e a estudante Jéssica do Nascimento Alves, 19 anos.
De acordo com a polícia, a estudante estava esperando o ônibus. Os dois morreram no local. Os corpos foram levados para o Instituto Médio Legal de Caruaru.